Como é Hoje
Construído após a Enchente de 1941 a fim de prevenir desastres
semelhantes àquele, Porto Alegre foi separada do Guaíba, como todos
sabem, pelo famoso muro da Av. Mauá, conhecido também
como o muro da vergonha. A construção mede três metros de altura
acima e abaixo do solo e 2647 metros de comprimento.
O famoso Muro possui 14 comportas e casas de bomba, custou
o equivalente a R$ 385 milhões. Em 2010, o Município
gastou R$ 1.786.000,00 para instalar comportas novas.
gastou R$ 1.786.000,00 para instalar comportas novas.
Antes, ali havia rua e vida.
Sem o Muro da Mauá, que representa 4% da extensão dos diques
de proteção, em caso de enchente, as águas que chegarem
pelos afluentes e que forem retiradas da cidade por
meio das casas de bombas e condutos forçados
retornariam ao Guaíba pelo vão deixado pelo
Muro, inundando a região central da cidade.
Como era antigamente
A cidade convivia com a orla
A Prefeitura da capital apesar de justificar a necessidade
da permanência do Muro, pondera que mesmo assim a discussão
sobre o Muro da Mauá não é um assunto fechado para o DEP.
Se forem apresentadas novas alternativas viáveis técnica e
Se forem apresentadas novas alternativas viáveis técnica e
economicamente, o órgão discutirá com a sociedade
as soluções apresentadas.
as soluções apresentadas.
Como será
Expectativa é de que a modernização do porto implique
outros benefícios ao Centro da cidade
A revitalização do Cais Mauá impulsionará também a modernização
A revitalização do Cais Mauá impulsionará também a modernização
do restante da orla do Guaíba e do centro histórico de Porto Alegre,
outras duas expectativas do porto-alegrense. Saiba mais...
Fotos/Reprodução: Gilberto Simon, Jornal do Comércio, Zero Hora, Portosmercados, Web
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