onselectstart='return false'> onkeydown='return validateKey(event)' oncontextmenu='return false'> onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Breve História do Colégio La Salle São João (Continuação)

(Continuação) Breve História do Colégio São João

 A primeira capelinha do colégio foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1958.

Na década de
1960 a torre sineira da Igreja São João ainda estava incompleta faltando o corpo do óculo onde se encontram os sinos. Arquitetonicamente o templo é eclético, misturando diversos estilos, porém nítida é a predominância do neo-românico. Após o concilio do Vaticano II [5] que refletiu conceitos da igreja e os caminhos a serem seguidos, o templo passou por drásticas transformações no seu interior mudando o seu caráter clássico.

No dia 4 de outubro de 1960 é criada a Banda Marcial e em 1962, o Coral Canarinhos. A primeira apresentação da Banda Marcial ocorreu no pátio da escola no dia das mães do ano de
1961. Ainda em 1962 também foram inaugurados os espaços onde estão localizadas a área administrativa, a capela e a residência dos irmãos.

Em
1964, com a instalação do curso científico, o então Ginásio São João Batista passou a se chamar Colégio São João. Em dezembro de 1964 inaugurava-se a escultura do "Negrinho do Pastoreio", obra do artista plástico Círio Simon [6], exposta na parede do hall de entrada do colégio.

Em
1966 dava-se o término da construção do salão do colégio (antiga biblioteca) com a construção da escada externa. Neste ano, num concurso de Bandas Marciais, a Banda do Colégio São João, fundada em 1960, recebia o título de "Banda de Ouro do Estado".

No ano de
1967 foi formada a primeira turma do Científico.

Em 21 de abril de
1969 fundava-se o Departamento de Judô.

Até
1970 o Colégio São João atendia somente meninos, mas com a fusão do então Ginásio Santa Terezinha, das Irmãs Franciscanas, que atendia somente meninas, o colégio se tornou uma escola mista.

Em
1973 iniciavam-se as primeiras negociações para a aquisição do Santa Terezinha, bem como a instalação do Postulantado [7] nas dependências do colégio. Instalava-se a reforma de ensino (Lei Nº 5.692) com as seguintes habilitações a nível de II grau: Análises Clínicas, Auxiliar de Eletrônica, Auxiliar de Escritório, Secretariado, Técnico em Laboratórios Médicos e Estatística.

Em
1975 o São João finalmente compraria o Colégio Santa Terezinha. A partir de então o Colégio São João passaria de 1.500 alunos para 2.600, contando com onze primeiros científicos localizados no Prédio B.

Em
1976 comemorava-se os 25 anos em que os irmãos lassalistas assumiram o Colégio São João, anteriormente a escola pertencia à Paróquia São João.

Em junho de
1977 iniciava-se as obras para a construção do Ginásio de Esportes que foi edificado sobre o antigo Estádio das Pedras. Em dezembro de 1977, já na fase de acabamentos foi colocado o assoalho de ipê, e no dia 1º de abril de 1978 o Ginásio foi inaugurado. A realização deste projeto efetuou-se graças aos esforços de uma dinâmica comissão de obras, tendo à frente o diretor do Colégio, o irmão Roque Rigoni, presidindo a comissão formada pelo Dr. Sérgio Schoder, Osvaldo Lunardi Filho, Dr. Osmar Selaimen, Auro Horlle, Orlando Yung, Prof. Élio Carravetta, irmão Hilário Araldi, Elmo Manganelli, Prof. Milton Cunha, Mário Albuquerque, João Menezes, Eng. Lauro Schiefferdecker, Eng. Raul Noschang, Eng. Raul Campezatto e Dr. Léo Obst. Na cerimônia de inauguração o Cardeal Dom Vicente Scherer benzia o novo prédio. Na solenidade ainda teve a presença do Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, Dr. Guilherme Socias Villela [8], do representante do Governador do Estado, do Secretário da Educação e demais autoridades, além dos diretores dos colégios Anchieta, Rosário, Farroupilha, Cruzeiro do Sul, Dom Bosco, CEL (Canoas), Santo Antônio, Pão dos Pobres, Noviciado La Salle, Santa Família, Maria Auxiliadora, Plácido de Castro, Dores, Júlio Grau, IPA, São Pedro e Pastor Dohms.

Em
1978, após 8 meses de intenso trabalho, num prazo recorde inaugurava-se o Ginásio de Esportes, um dos mais modernos Ginásios do nosso Estado, iniciando-se as comemorações do cinquentenário do colégio. Neste ano o Colégio São João aprovou 250 alunos no vestibular, dentre eles o 1º lugar em Medicina e Engenharia pela UFRGS.

Até o início da década de
1980 as atividades esportivas eram muito valorizadas dentro da instituição e praticadas por todas as classes, através das Olimpíadas Internas e as Lassalíadas. Nesta época as aulas de Educação Física eram ministradas na SOGIPA pelo Professor Elio Salvador Carravetta [9]. Os alunos acessavam a pista de Atletismo através de um portão exclusivo dentro da escola, na divisa entre os terrenos, próximo ao Ginásio de Esportes. O professor Elio Carravetta também estudou no Colégio São João e acabou se tornando um excelente atleta conquistando importantes títulos estudantis no Atletismo. Dentre as modalidades esportivas do Colégio São João destaques para o Atletismo, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Judô, Xadrez, Pingue-Pongue e Futebol de Salão.

Na década de 1980 a Igreja São João sofre uma nova intervenção em seu interior com nova pintura, novo altar mor e padronização dos vitrais.

Durante os anos 1980 a Banda Marcial São João representou o Brasil em Festivais de Bandas realizados no Uruguai e na Argentina, abrindo as fronteiras culturais do Mercosul conquistando o vice-campeonato nacional.

Em
1983, por iniciativa do Maestro Manoel Luis Mota Dias [10] foi criada a Banda Mirim. Entre 1979 e 1990 o também Maestro João Netto Santanna [11] auxiliou o Maestro Mota na condução da Banda formando inúmeros músicos, exercendo fundamental papel.

Em
1986 comemorava-se os 35 anos da presença dos irmãos lassalistas na administração do Colégio São João.

No ano de
1987 a Banda Marcial conquistava em Florianópolis o campeonato nacional.

Em
1992 foi feita a primeira formalização da logomarca do colégio, incluindo o nome "La Salle".

No ano de
1996 comemorava-se os 45 anos dos irmãos lassalistas no comando do Colégio São João.

Em 11 de junho de
1997 a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no grande expediente especial do dia, na 41ª Sessão Ordinária [12] presidida pelos Deputados João Luiz Vargas e José Gomes presta homenagem aos 90 anos da presença dos Irmãos Lassalistas no Estado.

Em
2000, juntamente com todas as unidades que pertencem a Rede La Salle, o colégio passou a incuir em sua nomenclatura o nome "La Salle", em homenagem ao fundador das escolas lassalistas, João Batista de La Salle [13], denominando-se Colégio La Salle São João.

Em
2006 comemorava-se os 55 anos dos irmãos lassalistas à frente do Colégio São João.

O Bloco D, com pedra fundamental datada de 1949, um dos prédios precursores do Colégio e pelo qual passaram inúmeros alunos, foi totalmente reformado. Construido em 1949, o prédio sofreu uma profunda reforma, apresentando novas e modernas instalações, inaugurado no dia 7 de dezembro de 2009.

No dia 24 de março de
2010 o grupo de ex-alunos da década de 1980 se reúne pela primeira vez, após 27 anos da formatura do II grau surgindo, assim, a Turma de Ex-Alunos do Colégio La Salle São João de Porto Alegre dos Anos 1980 [14]. Os ex-alunos Alexandre Torres, Luciana Mutti e Simone Rosa, todos formandos de 1983, através das redes sociais resolveram promover o primeiro encontro entre os colegas da época. Deste primeiro encontro, onde reuniram-se aproximadamente 30 pessoas, surge a ideia da criação do Blog. Alguns dias depois o colega Claudio Riegel cria o Blog da turma, tendo inclusive idealizado a logomarca do grupo, que foi democraticamente escolhida, entre três modelos, pela maioria dos ex-colegas dos anos 1980. As páginas do Facebook da turma, assim como as postagens do Blog são atualizadas pelo colega Alexandre Torres, responsável pelas redes sociais, pelos vídeos da turma e pelo tratamento e publicação das fotos do acervo histórico do grupo.

No dia 03 de outubro de 2010, data em que o Maestro Santanna completou 82 anos de idade, a Banda fez uma apresentação no seu aniversário como forma de homenagear, reconhecer e, sobretudo agradecer a todos os seus ensinamentos.

Em 25 de novembro de 2010 o Maestro Mota foi homenageado pela escola em ato solene, pelas 3 décadas dedicadas a Banda Marcial. O auditório do prédio D, recém reformado leva hoje o seu nome. Atualmente o auditório é palco para a maioria dos principais eventos do colégio.

O atual Prédio D iniciou os anos de 2010 com seis novas salas de aula. No andar superior, o novo Salão de Eventos tem capacidade para 350 pessoas. Dois telões de alta resolução, 48 alto-falantes embutidos no teto e cinco amplificadores de 300 watts cada, além do preparo acústico do ambiente, garantem imagem e som de ótima qualidade. Além disso, todos os espaços foram idealizados visando atender as demandas de portadores de necessidades especiais, com banheiros adaptados e rampa que facilita o acesso pelo elevador. O projeto tem cerca de 1000 m² e é totalmente climatizado.

O Laboratório Multidisciplinar proporciona aos alunos aulas práticas de Química, Física e Biologia em ambiente adequadamente equipado e moderno. O Colégio oferece ainda curso extracurricular de robótica [15].

No ano de
2012 o Colégio São João começou a fazer uso do Portal Futurum, uma plataforma online de apoio ao aprendizado, com recursos inovadores para professores, alunos, pais e gestores escolares. Em 2012 a escola passou a disponibilizar conexão WiFi [16].
Em 2013 a presença lassalista está em 79 países, desde 1680, há 333 anos contando com 1000 instituições de ensino, 700.000 alunos e 60.000 educadores. No Brasil está presente em 10 Estados e no Distrito Federal, desde 1907, há 106 anos contando com 40 instituições de ensino, 30.000 alunos e 3.000 educadores.

Notas de Referências:
[1] Capela Curada ou Curato, era um título oficial dado pela igreja católica a uma vila com determinada importância econômica e populacional. Fonte: Wikipédia

[2] Cleto Benvegnú, (Monsenhor), nascido em 13.10.1887, ordenado padre em 05.04.1916, foi pároco em Dois Lajeados, RS., da Igreja São João e da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre. Ajudou a construí-la e foi também diretor do Jornal Boa Estampa, em Porto Alegre. No Bairro São João, existe uma Praça chamada Cônego Cleto Benvegnú, homenagem que a coletividade do bairro prestou a ele, pelos serviços relevantes prestados àquela coletividade. Faleceu em 14.08.1944, no Hospital da Beneficência Portuguesa em Porto Alegre, aos 57 anos de idade. Fonte: MyHeritage.com.br

[3] A Sogipa (Sociedade de Ginástica Porto Alegre) foi fundada como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica) em 1867 por um grupo de imigrantes alemães. Fonte: História - Sogipa.

[4] Em 1941 quando a grande enchente de Porto Alegre dizimou o 4º distrito, o cônego Davi Rosa abriu as portas do templo para abrigar os necessitados. Fonte: História da Comunidade - Paróquia São João Batista.

[5] O Concílio Vaticano II (CVII), XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, através da bula papal "Humanae salutis", pelo Papa João XXIII. Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962. O Concílio, realizado em 4 sessões, só terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. Nestas quatro sessões, mais de 2.000 Prelados convocados de todo o planeta discutiram e regulamentaram vários temas da Igreja Católica. As suas decisões estão expressas nas 4 constituições, 9 decretos e 3 declarações elaboradas e aprovadas pelo Concílio. Fonte: Wikipédia

[6] O artista plástico Círio Simon nasceu em 1936. Realizou o Curso de Artes Plásticas no antigo Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, sendo orientado, entre 1958 e 1962, pela legendária equipe da época e convivendo com colegas que mantinham a mesma aspiração. Freqüentou a Licenciatura de Desenho da Faculdade de Filosofia da UFRGS. Formou-se em 24.03.1964. Atuou, até 1985, em salas de aulas populares e da periferia ao longo dos anos de chumbo. Além de ganhar o seu pão e da sua família, fez uma legião de amigos entre os docentes e os estudantes no Colégio São João, Cândido Godói, Luis Dourado, São Judas, Champagnat, José Mesquita e Rosário. Fonte: Prof. Círio Simon - ciriosimon.pro.br

[7] O Postulantado é a primeira etapa do processo inicial, na qual o candidato solicita abraçar a vida religiosa, após o período de aspirantado, como preparação necessária para o noviciado. Fonte: Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil - postulantadofm.hd1.com.br

[8] Guilherme Socias Villela nasceu em Uruguaiana no dia 3 de junho de 1935. Economista e político brasileiro. Foi prefeito municipal indicado de Porto Alegre em dois períodos, de 1975 a 1983, durante o regime militar. Fonte: Wikipédia

[9] Prof. Elio Carravetta participou do campeonato Sul-Americano na categoria juvenil nas provas de 400 e 800 m em Cali, na Colômbia. Foi campeão gaúcho, brasileiro e sul-americano de 1970 e 1971, e ainda recordista brasileiro na sua prova. Também conquistou o campeonato estadual inter colegial dos 400 m rasos, 200 m rasos e revezamento olímpico. Fonte: Memorial do Colégio São João, 1971 - pág. 106

[10] O Maestro Manoel Luis Mota Dias nasceu em Pelotas-RS no dia 9 de agosto de 1932. O seu 1º título foi pelo Colégio Gonzaga conquistando o tri-campeonato nacional de bandas em São Paulo na década de 1970. Em abril de 1975 ele assume a Banda Marcial do Colégio São João conquistando o vice-campeonato brasileiro daquele ano. Foi campeão brasileiro de bandas em 1976, em São Paulo e bi-campeão em 1978. Criou a Banda Mirim em 1983 e regeu a Banda principal por quase 30 anos. Sob a sua batuta o Colégio foi declarado como Banda Marcial Hour Concurs do Estado em 2006. O Maestro Mota faleceu no dia 23 de setembro de 2009. Fonte: Boletim Informativo da Banda Marcial São João - bandasaojoao.com.br

[11] Maestro João Netto Santanna, professor de música e auxiliar do Maestro Mota. Sob sua batuta passaram muitos músicos que ele ajudou a formar. Ministrava teoria e solfejo na escola da banda e também substituía o Maestro Mota em algumas apresentações. A banda prestou uma homenagem ao Maestro Santanna no dia 3 de outubro de 2010, por ocasião de seu aniversário, data em que completou 82 anos. Fonte: Boletim Informativo da Banda Marcial São João - bandasaojoao.com.br

[12] O Grande Expediente Especial da 41ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul que homenageia os 90 anos da presença dos Irmãos Lassalistas no Estado pode ser lido na íntegra no site da Assembléia. Representou o Colégio São João na solenidade o Ir. Hilário Araldi.

[13] João Baptista de La Salle nasceu no dia 30 de abril de 1651, em Reims, na França e morreu no dia 7 de abril de 1719, em Saint-Yon, França. Foi um sacerdote e pedagogo francês inovador, que consagrou sua vida a formar professores destinados a formação de crianças pobres. Foi fundador de uma congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, dedicada à educação, especialmente dos mais pobres. Em 15 de Maio de 1950 foi declarado patrono de todos educadores, pelo Papa Pio XII. Foi canonizado pela Igreja Católica. Sua festa litúgica é comemorada no dia 7 de abril. Fonte: Wikipédia

[14] Turma de Ex-Alunos da década de 1980, grupo sem fins lucrativos que mantém viva a memória do colégio através de seu blog, oferecendo às futuras gerações um grande acervo de fotos e documentos de pesquisa. O grupo também promove encontros e eventos cuja renda é revertida a entidades assistenciais.

[15] Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. Fonte: Wikipédia

[16] Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. É utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios. Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS POPULARES