onselectstart='return false'> onkeydown='return validateKey(event)' oncontextmenu='return false'> onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Recordar é Viver: Prof. Antônio Mozete Holanda

Professor Holanda (Biologia/Patologia Clínica)

PÉROLAS DO PROFESSOR

Nome completo: Antonio Mozete de Holanda. Sotaque nordestino característico. Sempre assíduo e pontual. Usava guarda-pó branco (avental). Excelente grau de impostação vocal. Pronunciava a palavra testosterona, por exemplo, assim: “Téxtoxtérona”. Usava esponja furada para apagar o quadro e tinha um saquinho de açúcar cristal que utilizava para carregar giz colorido. Prendia o saco de giz com atílio. E tinha aquela maleta. E a gama de giz colorido dentro dela. Guardava aqueles toquinhos como se fossem ouro. O professor Holanda tinha um arsenal próprio de expressões e pérolas, que passamos a enumerar, para o deleite daqueles que o conheceram.

1. “Cidadão” - A marca registrada clássica.

2. Chamava a todos pelo sobrenome precedido da palavra “Senhor”. Por exemplo:

- “Senhor Lemos, queira por obséquio nos descrever as diferenças entre monocotiledôneas e dicotiledôneas?”

3. Outra frase clássica do professor: - "O problema relacionado com..." - Sempre que dava início a uma explicação.

OUTRAS FRASES CLÁSSICAS

4. Pijama-de-madeira

5. Abraçar Jesus mais cedo

6. No meu tempo, o beijo não era essa verdadeira troca de substâncias orgânicas que os cidadãos aqui praticam!

7. Dura lex, sedi lex, pro cabelo só gumex.

8. Tinha uma pérola que ele dizia pra quem estava sentado nas classes que ficavam nas pontas da sala: - O "cidadão" aí da "exquina" por obséquio pode fazer silêncio?"
 
9. Quando o aluno perguntava: - Posso ir ao banheiro? Ele respondia: - "Vá correndo, volte voando”!

10. No laboratório não se fuma, não se come e não se bebe.

11. Dizia aos alunos que chegavam de mochila: - O cidadão aí que chegou com a barraca nas costas, por favor, tire para não danificar os aparelhos ópticos!

12. Dizia pros alunos que tiravam zero nas provas: - Este aluno fez um pacto para errar todas as questões da prova.

13. Curioso com o sotaque do professor, um colega certa vez perguntou:

- Onde o senhor nasceu?

- No sul, respondeu o professor.

- No sul?

- É, no sul, disse o Holanda, e completou: - No sul da Paraíba.
 
Foi um excelente professor, uma figura rara certamente, pela sua clareza nas explicações, por seu comprometimento, por seu carisma e ensinamentos. Seu caminhar tranquilo, seus gestos expressivos e sua voz cadenciada, além de autor dessas pérolas, fazem do professor Holanda uma pessoa muito querida para todos nós. Nossa homenagem com carinho. Saudades!

Turma do São João - Anos 80

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
6º Encontro - Outubro 2010
Eduardo Dias, Luis Henrique, Alexandre Hoy,
Denis Buchmann, Marco Antônio Ribeiro e Claudio Riegel

domingo, 29 de setembro de 2013

Prêmios SINEPE/RS 2013

(clique na imagem para ampliar)
Parabéns aos finalistas do 11º Prêmio Destaque em Comunicação 
Categoria: Comunicação Institucional

Corrente do Bem - Participe!

(clique na imagem para ampliar)
Esse é o Tio da Pipoca lá do Colégio La Salle São João
Não tem como não lembrar dele, né? Vamos ajudar o nosso Tio?

" Este é o senhor Nelson, o maior exemplo de persistência que eu já vi!!!!
Eu o vejo todos os sábados da minha sacada. Ele é um senhor bastante idoso e debilitado, empurra com muita dificuldade sua carrocinha de churros, uma mão na bengala e outra na carrocinha, suado, exausto e sem camisa até em dias de frio e chuva, pois vem de Viamão e busca sua carrocinha na Av. Assis Brasil. Nessa foto ele está na Av. Ceará e seu local de trabalho é o Parcão! Amigos, a cena é de impressionar, emocionar e repensar sobre a forma egoísta que vivemos. Decidi então procurá-lo no Parcão, pois já o tinha visto lá. Cheguei de mansinho e engatamos uma conversa, então fiquei ainda mais emocionada de ouvir a sua história, pois apesar de ter uma vida difícil é alegre e feliz. Como disse, ele mora em Viamão, durante a semana sua carrocinha fica na Av. Assis Brasil, ele busca e faz seu ponto na rua do Colégio São João. Aos sábados vai para o Parcão de manhã e volta só a noite.
É casado, sua esposa faz tratamento para um câncer de mama, cria um neto com problemas sérios de aprendizagem, há três anos foi atropelado e ficou com dificuldades e dores extremas para se locomover. Nesta foto é ele na Zero Hora onde foi fotografado por um renomado fotógrafo ( inclusive estou a procura dele) dias após o seu acidente em que ele também ficou emocionado com sua história. Seu Nelson que me mostrou pois guarda com muito carinho na sua bolsa. Expliquei para ele o quanto gostaria de ajudar e perguntei a ele do que precisa, ele me disse com um sorriso no rosto: - Minha filha, qualquer ajuda é bem vinda, pode ser meus remédios, pneus novos para a carrocinha que está comigo há mais de trinta anos. Perguntei então se poderia tirar uma foto e ele prontamente começou a organizar tudo a sua volta. Enfim, amigos estou pensando em fazermos uma CORRENTE DO BEM se cada um de vocês compartilhar esta foto já será uma grande ajuda, pois minha ideia é divulgar para estes programas de televisão, jornalistas e pessoas que puderem ajudar, pois sua situação é bem precária. "
por Simone Menna Barreto, via Facebook da Turma do São João Anos 80

Quem Quiser Ajudar: 
Nelson Luiz Ribeiro 
CPF Nº 125.792.203-30 
Caixa Econômica Federal: Agência 0446
Conta Poupança: 59305-0
Facebook:

Bela iniciativa, conte com o nosso apoio!
Turma do São João Anos 80

sábado, 28 de setembro de 2013

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Colégio São João - Mini Zoo - 1988
Simone Lenhardt e Evelyn Haddad
Foto cedida gentilmente pela colega Evelyn Haddad

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nossa colega Adriana Gandin

(clique na imagem para ampliar)
A diretora do iPad na sala de aula, Adriana Gandin, durante 
acompanhamento do projeto na turma 121 

(clique na imagem para ampliar)
Teve também acompanhamento do 
projeto iPad na sala de aula na turma 111
A Turma dos Anos 80 parabeniza
nossa querida colega Adriana pelo belo projeto! 
Fotos: Colégio La Salle São João

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Abertura do Concerto de Bandas - 29/09 - 16h

(clique na imagem para ampliar)
Domingo, dia 29 de setembro, às 16 horas, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, a Banda Marcial São João, com participação da Escola de Música Maestro Mota, fará a abertura do Concerto de Bandas. 
Todos convidados. Apoiam o evento: Colégio La Salle São João, Associação de Pais e Mestres do Colégio São João e ACOBAN
 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Maestro Mota - Saudades!

(clique na imagem para ampliar)
Hoje, 4 anos sem a presença física do Maestro Mota (23/09/2009),
mas seus valores e princípios estão presentes e seu nome está imortalizado na Escola de Música da Banda Marcial São João e na memória daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.

sábado, 21 de setembro de 2013

Video: Homenagem ao Poffal - O Mestre do Trompete

Faz 20 anos que o nosso querido companheiro Poffal nos deixou. 
Um cara que tinha o "espírito " da Banda São João, como músico e amigo. 
Ele é mais um que intercede por nós e sabe o quanto essa banda é importante.
Banda Marcial do Colégio La Salle São João
Clique AQUI para assistir ao vídeo

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dia 20 de Setembro - Dia da Revolução Farroupilha


Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.


A revolta teve como líderes: general Bento Gonçalves, general Neto, coronel Onofre Pires, coronel Lucas de Oliveira, deputado Vicente da Fontoura, general Davi Canabarro, coronel Corte Real, coronel Teixeira Nunes, coronel Domingos de Almeida, coronel Domingos Crescêncio de Carvalho, general José Mariano de Mattos, general Gomes Jardim, além de receber inspiração ideológica de italianos da Carbonária refugiados, como o cientista e tenente Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além do capitão Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália.

Luís Augusto Fischer é o patrono da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre

(clique na imagem para ampliar)
Foto Reprodução: Adriana Franciosi/Agência RBS

A praça já tem seu novo símbolo. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou há pouco, em um encontro no Restaurante Moeda do Santander Cultural, Luís Augusto Fischer como o novo patrono do evento. O novo nome foi escolhido por um colegiado de notáveis dentre uma lista com 10 finalistas.

Os 10 patronáveis deste ano foram obtidos por uma votação entre os associados da Câmara da Livro, o que inclui livreiros e editores. O nome do patrono saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural composto por figuras de destaque, pessoas ligadas à universidade, ex-patronos e dirigentes da Câmara, a quem foi pedido que votassem em três candidatos cada um, escolhendo-se daí o mais votado.

Enquanto era assediado pela imprensa logo depois do anúncio, Fischer estava aflito porque tinha uma aula para ministrar dentro de poucos minutos. Mesmo nos momentos solenes, não deixa de lado os compromissos literários. Será que ele terá a oportunidade de exercer esse ativismo também na nova função?

– O patrono pode, pelo menos, colocar os assuntos em pauta. Quando o Ruy Carlos Ostermann foi patrono (em 2002), se dispôs a ser meio deputado, fez reunião com bibliotecários. Vou me tornar um representante do leitor. Também sou leitor. Em todas as edições da Feira, venho aqui, compro livro, fico irritado quando não tem – sorri Fischer.

Ele fala com a autoridade de quem é assíduo no evento. Costuma ser visto participando de mesas-redondas, oficinas e bate-papos. O desafio da Feira, segundo ele, é promover variedade na oferta de livros.

– Sei que houve queixas, inclusive minha, de que as bancas, por motivos reconhecíveis e dignos, querem vender livro que já vende, como Cinquenta Tons de Cinza. Tudo bem que esse livro esteja na praça, não tenho nada contra, mas não pode todo mundo vender só isso. Ter uma diretriz de variedade de oferta é essencial para a Feira ter sentido – defende.

Nascido em Novo Hamburgo, Fischer, 55 anos, é autor do Dicionário de Porto-Alegrês (1999). Reunindo expressões características e curiosas dos moradores da Capital, o volume se tornou best-seller. Foram seus "15 minutos de fama", como brinca:

– Naquela Feira de 1999 e na de 2000, dei muitas entrevistas. Fui até cumprimentado no supermercado.

Colunista de Zero Hora, escreveu volumes ensaísticos como Machado e Borges, sobre o mestre brasileiro e o mestre argentino, e Inteligência com Dor, sobre Nelson Rodrigues. Enveredou pela ficção em títulos como O Edifício do Lado da Sombra (1996), Rua Desconhecida (2002) e a novela Quatro Negros (2005).

(clique na imagem para ampliar)
Foto Reprodução: Adriana Franciosi/Agência RBS

O autor, que será empossado na abertura da 59ª Feira do Livro, em 1º de novembro, concorreu com Airton Ortiz, Caio Riter, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Claudia Tajes, David Coimbra, Fabrício Carpinejar, Francisco Pereira Rodrigues e Maria Carpi.

A escolha do patrono é realizada em duas etapas. Primeiro, a Câmara Rio-Grandense do Livro promove uma votação entre seus associados, incluindo livreiros e editores. Daí saem os 10 patronáveis. Uma segunda votação é realizada por um conselho cultural que envolve ex-patronos e dirigentes da Câmara, entre outros. Cada um escolhe três patronáveis. O mais votado é o homenageado.

Além de Fischer, também concorriam como patronáveis Airton Ortiz, Caio Riter, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Cláudia Tajes, David Coimbra, Fabrício Carpinejar, Francisco Pereira Rodrigues, e Maria Carpi.

O novo patrono recebe o cargo das mãos de seu antecessor Luiz Coronel. A Feira do Livro de Porto Alegre vai de 1º a 17 de novembro.

Fonte: Reprodução Zero Hora - Segundo Caderno  (Quinta-Feira 19/09/2013)

Fischer foi aluno do Colégio La Salle São João entre meados dos anos 60 e 70
A Turma do São João Anos 80 deseja ao colega um ótimo patronato! 


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Turma 232 - Maio de 2013

O Conhecimento Emociona


La Salle comemora 52 anos da formatura da primeira turma do curso ginasial em Toledo

O dia 16 de dezembro de 2011 foi uma data especial para muitos ex-estudantes do Colégio La Salle em Toledo. Neste dia comemorou-se o Jubileu de Ouro da primeira formatura da turma do curso ginasial do Oeste do Paraná. Alguns alunos daquela época foram homenageados pelos formandos de 2011. As datas comemorativas seguirão em 2013, quando o Colégio completará 56 anos, em Toledo. O professor, Nelson Engelmann, antecipou que a partir de janeiro as redes La Salle do Brasil e do Chile formarão uma única província. Engelmann comentou que a Campanha institucional do Colégio “O Conhecimento Emociona”, representa este novo momento da instituição, mas sem perder a identidade que dá a sustentabilidade da filosofia lassalista. “O que rege a estrutura do La Salle é o tripé: fé, fraternidade e serviço. Um projeto não se constrói de um dia para o outro, porque mesmo que tenhamos um colégio bonito, as pessoas devem primeiramente viver este tripé”. 

Nelson lembrou que foi pensando na vivência deste tripé que a direção do Colégio estabeleceu a estratégia de apresentação da campanha “O Conhecimento Emociona”. “Optou-se para apresentar a Campanha primeiramente aos educadores e colaboradores, pois são eles que vivem o dia a dia da construção deste conhecimento. Quando o educador coloca verdade e amor em suas atividades, tudo fará sentido. É importante os alunos terem uma escola moderna, mas o mais importante é o conhecimento e valores que construímos e isso nós devemos buscar no dia a dia com o tempo e dedicação”.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Festa a Fantasia da Turma 234 - Dezembro de 1980
Festa de fim de ano na casa da colega Angela Libardi Baptista
Professor Laudeli Martinho Furlan
Com Fernando Pianezzola, Ary Kklenner dos Santos,
Roberto Bianchesi, Denise Gastaldo, Silvia Regina dos
Santos, Manu Valerim, Hermann, José Mauricio Rodrigues,
Heliomar Panho, Antonio Cauduro e Simone Martinewski
Foto cedida gentilmente pelo colega Antonio Cauduro



domingo, 15 de setembro de 2013

Encontro Ex-Alunos 1987 - Colégio La Salle São João

(clique na imagem para ampliar)
Encontro dos Ex-Alunos da Turma de 1987
Colégio La Salle São João
Sábado - 14/09/2013
Para ver todas as fotos do encontro clique AQUI
Para assistir ao video do Encontro clique AQUI 

sábado, 14 de setembro de 2013

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Membros da Comissão Organizadora
Claudia Alfama, Luciana Mutti, Débora Cazorla,
Simone Rosa e Ricardo Afonso Biesdorf
13º Encontro - Festa Junina - Granja & Cabanha VB
Eldorado do Sul - 30/06/2012

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Encontro Ex-Alunos 1982 - 25 Anos de Formatura - 02/03/2007
Foto cedida gentilmente pela colega Mariur Gomes Beghetto

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vida Longa à ACOBAN

A Associação dos Componentes da Banda Marcial São João, ACOBAN, completa hoje
12 anos trabalhando pela continuidade da Banda. Desde a sua fundação em 11 de setembro de 2001 a ACOBAN vem oferecendo condições para uma sociedade mais harmônica. A Turma de Ex-Alunos dos Anos 80 deseja um Feliz Aniversário de fundação, muitas conquistas e grandes  realizações! Parabéns a toda diretoria, sócios e demais colaboradores!
Presidente: Renato De Léo
Diretor Administrativo Financeiro: Gilmar Pereira
Diretor Técnico e de Projetos: Luis Henrique Gasparetto
Diretor de Patrimônio: Humberto Martins da Rosa
Diretor Social: Arthur Bertuzzi
Diretor de Esportes: Guilherme Bertuzzi

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Encontro Ex-Alunos 1987 - 25 Anos da Formatura - 10/11/2012

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A Turma Agradece!

A Turma agradece as 50 mil visitas
no Blog completadas nesta data!
Trabalhamos juntos para levar até você as 
melhores lembranças do nosso querido La Salle São João,
e o seu prestígio ao nosso site nos incentiva cada vez mais.
Nosso muito obrigado!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oktoberfest da Sogipa

(clique na imagem para ampliar)

Foto do dia

(clique na imagem para ampliar)
Turma dos Anos 2000
Encontro de Ex-Alunos - 4 de Abril de 2011
Com Juliana Selbach, Kemi Oshiro, Lauren Liane Kroll,
Silvana Borges Felipe Merreles, João Guilherme Bosquetti,
Vinicius Camargo, Luana Aloise Duarte, Lis Massi, Rafa
Carneiro, Luana Cardoso, Amanda Becker, Matheus Corrêa
Gailhard, Luciane Dahlem Doege Hoffmann, Karina D
Avila, Marcelo Soster, Lucas Pires, Any Ortiz,
Camila Betin e Róger Thieme Perotto
Foto cedida gentilmente pela colega Any Ortiz

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Festa de Fim de Ano

A Comissão Organizadora da Turma do Colégio
São João - Anos 80 iniciou as reuniões para os
preparativos da nossa tradicional Festa de Fim de Ano.
Dentro dos próximos dias iniciará a votação para a 
escolha dentre as 3 opções apresentadas este ano para
a realização do evento. Participe da enquete!
Um grande abraço a todos!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POSTAGENS MAIS POPULARES